Regras e Regulamentos

Regra 1: O ringue

1.1) O ringue de boxe deve ser equipado com um tapete de segurança aprovado. Ele deve medir não menos que 18 pés (5,5 metros) nem mais que 24 pés (7,3 metros) quadrados entre as cordas, a menos que seja mutuamente acordado por ambas as equipes e autorizado pela comissão local de esportes de combate e pelo supervisor de Muaythai do WBC. A saia deve se estender por 24 polegadas (0,61 metros) além das cordas.

1.2) O ringue deve ter quatro (4) cordas para segurança. As cordas podem se estender até 4 pés (1,22 metros) a partir do tablado e não devem ter menos de 1 polegada (2,54 cm) de diâmetro, envoltas firmemente em um material macio e penduradas com aperto normal.

1.3) O ringue deve ter duas (2) escadas de fácil acesso para os lutadores e pessoal entrarem e saírem com segurança, e degraus disponíveis para o pessoal médico entrar no ringue. Todos os quatro (4) cantos devem ser cobertos com protetores de canto para proteger os lutadores.

1.4) Todas as disputas de títulos de campeonato do WBC Muaythai devem ocorrer apenas em um ringue.

Regra 2: Luvas

2.1) As luvas para a luta terão 8 onças desde o mínimo até o meio-médio, e 10 onças desde o super meio-médio até o peso pesado, incluindo ambos. O promotor fornecerá as luvas, a menos que seja declarado e acordado de outra forma por todas as partes. Depois que as luvas forem escolhidas na pesagem, elas permanecerão sob posse do supervisor ou do representante local das modalidades de combate até que sejam entregues aos respectivos acampamentos nos vestiários. As luvas sobressalentes permanecerão à beira do ringue com o supervisor do WBC Muaythai ou o representante da comissão local das modalidades de combate. Qualquer manipulação ilegal das luvas para proporcionar uma vantagem injusta a um lutador resultará em sanções contra o acampamento apropriado, conforme determinado pelo WBC Muaythai, e o par auxiliar de luvas será usado como o par principal.

Regra 3: Faixas para as mãos

3.1) Os lutadores devem envolver suas mãos com faixas para as mãos macias, não mais longas do que seis (6) metros e não mais largas do que cinco (5) centímetros para cada mão.

3.2) Os lutadores podem usar fita aprovada pela comissão ou pelo órgão sancionador, mas não mais longa do que dois metros e meio (2 ½) e com largura de dois metros e meio (2 ½) centímetros para cada mão, para complementar no pulso ou dorso da mão. É proibido sobrepor a fita sobre os nós dos dedos.

3.3) Os lutadores devem usar somente as faixas fornecidas pela comissão local de esportes de combate, e o promotor pode fornecer suas próprias faixas depois que forem verificadas pela equipe da comissão e/ou pelo supervisor do Muaythai do WBC.

A envoltura das mãos deve ser inspecionada e carimbada pelo supervisor de luta do WBC ou pelo representante da comissão local para certificar que as faixas foram colocadas de forma adequada nas mãos do lutador.

Regra 4: Código de Vestimenta

4.1) Lutadores devem usar shorts adequadamente com comprimento até a metade da coxa, sem camisa ou sapatos. Os shorts do lutador não podem ter a mesma cor do outro canto. Os shorts devem preferencialmente ter a mesma cor ou serem próximos à cor do canto que representam.

4.2) Lutadores devem usar proteção genital feita de material sólido que os proteja de golpes nos genitais ou joelhos. O uso do protetor genital é obrigatório. Lutadores do sexo masculino também podem usar um protetor genital de metal e uma suspensório atlético. Para lutadoras do sexo feminino, deve ser usado um protetor genital feminino.

4.3) Unhas dos dedos das mãos e dos pés dos lutadores devem estar cortadas de forma curta e cuidadosa.

4.4) Lutadores devem usar uma faixa na cabeça (Mongkon) somente quando prestarem homenagem (Wai Kru/Ram Muay) antes da luta. Durante a luta, os lutadores podem usar um pano inscrito, amuleto ou medalhão ao redor do braço superior (Prajiad). Se o amuleto interferir no andamento da luta, ele deve ser imediatamente removido pelo árbitro ou pelo córner.

4.5) Lutadores podem usar suportes para tornozelos, um para cada tornozelo, mas não para suportar a canela ou enrolar até a metade. Enrolar os tornozelos e as pernas com pedaços de pano não é permitido. Os suportes para tornozelos não podem ser acolchoados e devem ser feitos apenas de pano. Nada pode ser usado sob os suportes para tornozelos.

4.6) Lutadores podem enfaixar o tornozelo para obter suporte se o enfaixamento não sair para fora do suporte para tornozelo e não fornecer acolchoamento para o contato, apenas suporte para hiperextensão ou rolamento. Qualquer enfaixamento nos tornozelos deve ser aprovado pelo supervisor designado pelo WBC Muaythai no mesmo momento em que as bandagens das mãos são inspecionadas. O enfaixamento não deve dar vantagem ao atleta para impacto. Lutadores não podem usar cintos, joias ou ornamentos perigosos, conforme determinado pelo supervisor do WBC Muaythai.

4.7) É permitido o uso de linimento no lutador, mas ele não pode ser excessivo, pingando ou escorrendo. Vaselina pode ser usada em quantidades mínimas para limitar cortes. Vaselina ou linimento não podem ser usados em nenhuma peça de vestuário. Luvas devem estar livres de qualquer linimento ou produtos relacionados, e o árbitro deve verificar as luvas antes do início de cada round.

4.8) Protetores bucais ajustados à forma devem ser usados durante a competição. É proibido para um lutador cuspir o protetor bucal intencionalmente durante a competição. Se o lutador fizer isso, ele será advertido ou desqualificado por infrações contínuas.

Regra 5: Divisões de pesos e pesagens

Divisões e limites de peso para competições Divisão Limites de Peso

Peso Mínimo: 100 libras (45,359 kg) **Apenas Feminino 

Mini-Mosca: 105 libras (47,627 kg)

Mosca-Ligeira: 108 libras (48,987)

Mosca: 112 libras (50,802 kg)

Super-Mosca: 115 libras (52,163 kg)

Galinho: 118 libras (53,524 kg)

Super-Galo: 122 libras (55,338 kg)

Pena: 126 libras (57,153 kg)

Super-Pena: 130 libras (58,967 kg)

Leve: 135 libras (61,235 kg)

Super-Leve: 140 libras (63,503 kg)

Meio-Médio: 147 libras (66,678 kg)

Super-Meio-Médio: 154 libras (69,853 kg)

Médio: 160 libras (72,575 kg)

Super-Médio: 168 libras (76,204 kg)

Meio-Pesado: 175 libras (79,379 kg)

Peso Pesado: +200 libras (+90,718 kg)

 

Pesagem

5.1) Os lutadores devem se pesar sem roupas (roupa íntima permitida) um dia antes do combate, 24-30 horas antes do horário programado para a luta.

5.2) Exceções são feitas à regra acima quando campeonatos são realizados em certas circunstâncias com o acordo do supervisor do WBC Muaythai para a pesagem no mesmo dia.

5.3) Antes da pesagem, os lutadores devem passar por um exame de condição física realizado pelo médico do evento para certificar que estão fisicamente aptos e saudáveis.

5.4) Lutadoras devem ser autorizadas a se pesar em particular. As pesagens devem ser conduzidas apenas por oficiais/testemunhas do sexo feminino.

5.5) Pesagens de Segurança. A pesagem final e oficial dos lutadores deve ocorrer a menos de 24 horas, mas não mais do que 30 horas antes de uma luta de WBC Muaythai, devido aos possíveis resultados adversos da desidratação e subsequente reidratação dos boxeadores para atingir o limite de peso necessário para a luta. Além disso, para incentivar a perda segura de peso antes de uma luta de WBC Muaythai, pesagens de segurança oficiais adicionais devem ser realizadas 30 e 7 dias antes da pesagem oficial de 30 a 24 horas para boxeadores não-pesados. O peso dos boxeadores deve ser o seguinte:

Pesagem de 30 dias: 30 dias antes da luta, o peso dos boxeadores não deve exceder 10% do limite de peso para a luta; Pesagem de 14 dias: 14 dias antes da luta, o peso dos boxeadores não deve exceder 5% do limite de peso para a luta; Pesagem de 7 dias: 7 dias antes da luta, o peso dos boxeadores não deve exceder 3% do limite de peso para a luta. Lutadores e seus representantes, managers, treinadores e promotores, e não o WBC Muaythai, são os únicos responsáveis por organizar as pesagens de segurança pré-luta e exames médicos e testes exigidos por esta regra. A falta de cumprimento dos requisitos desta regra por parte dessas partes pode resultar no WBC Muaythai tomando as medidas que julgar apropriadas a seu exclusivo critério, incluindo, mas não se limitando a, imposição de multas, suspensões, remoção das classificações, revogação do status de desafiante e oportunidades, ou desocupação de um título. Se um lutador exceder qualquer limite de peso mencionado acima, o WBC Muaythai pode, visando a segurança do lutador ou do oponente, revogar ou negar sua sanção para a luta, além de outras ações disciplinares que julgar adequadas a seu critério.

Regra 6: Rituais e costumes

Antes do combate, cada lutador deve prestar homenagem às antigas artes e costumes do Muaythai, acompanhado por instrumentos musicais tailandeses, como o oboé javanês, o tambor javanês e um par de pequenos pratos em forma de copo para os ritmos. O combate começará após a prestação de homenagem, e, no mínimo, ambos os lutadores selarão o ringue.

A execução do Wai Kru/Ram não é religiosa, mas sim uma forma de arte cultural única para o esporte e cultura do Muaythai.

Regra 7: Rounds

7.1) Rounds para a competição: Uma luta de campeonato profissional de Muaythai da WBC consiste em cinco (5) rounds de três (3) minutos cada, com períodos de descanso de dois (2) minutos entre os rounds. Lutas femininas consistem em cinco (5) rounds de dois (2) minutos cada, com períodos de descanso de dois (2) minutos entre os rounds, sendo que o período de descanso entre os rounds pertence ao round anterior.

*Lutas de campeonato feminino profissional da WBC Muaythai podem ter rounds de três (3) minutos mediante acordo da Comissão de Esportes de Combate local, ambas as equipes de lutadoras e o supervisor designado pela WBC Muaythai.

Regra 8: As qualificações dos lutadores e proibições

8.1 Idade mínima completa de 15 anos.

8.2 peso mínimo de 45. 454 kg

8.3 não ter nenhum problema de saúde, como específico pelas anotações do medico.

Regra 9: Segundos

9.1) Um lutador pode ter três (3) segundos, mas apenas dois (2) segundos podem entrar no ringue durante o intervalo de um round, com o segundo-chefe identificado nas regras de Muaythai do WBC.

Funções dos Segundos:

9.2) Os segundos podem dar apenas conselhos verbais, a uma distância segura, durante a luta. Se eles violarem a regra, o árbitro os advertirá, dará uma advertência ou os dispensará de suas funções.

9.3) Durante o combate, os segundos devem permanecer em seus assentos. Antes de cada round, eles devem retirar toalhas, garrafas de água e outros materiais da borda do ringue.

9.4) Durante o intervalo de um round, o segundo deve verificar as luvas do lutador, shorts ou outros itens relevantes. Se houver algum problema, o segundo-chefe deve notificar imediatamente o árbitro para resolvê-lo.

9.5) Os segundos não devem usar palavras rudes e não devem ferir (fisicamente) os lutadores durante a luta, nem depois.

9.6) Os segundos devem usar um casaco/colete de canto, sem palavras ou símbolos grosseiros.

9.7) Os segundos podem arrumar seus próprios materiais, equipamentos e suprimentos médicos em seus cantos, da seguinte forma:

Água

Gelo

Toalhas

Adrenalina com solução de 1/1000 ou outras substâncias aprovadas pelo médico do ringue

Gaze

Cotonetes

Um par de tesouras de segurança

Ataduras para feridas

Ataduras de algodão absorvente ou ataduras macias para feridas

9.8) O segundo-chefe do lutador pode decidir retirar seu lutador de uma luta para proteger sua segurança, subindo no apron do ringue para chamar a atenção do árbitro. Ele/ela não tem permissão para jogar uma esponja ou uma toalha no ringue. A decisão final de interromper uma luta ficará a cargo do árbitro, que pode consultar o médico na beira do ringue.

Regra 10: Árbitros

10.1) Os árbitros devem usar calças azuis ou pretas, uma camisa verde clara ou uma camisa polo preta com o logotipo oficial do WBCMuaythai no bolso do lado esquerdo, e usar botas leves ou uma camisa polo com a marca WBC. Eles não devem usar óculos ou adornos de metal. Suas unhas devem estar bem cortadas.

 

10.2) As responsabilidades do árbitro:

A principal prioridade do árbitro é proteger os lutadores de lesões desnecessárias.

O árbitro deve sempre fazer cumprir as regras e a justiça.

O árbitro deve controlar de perto a luta o tempo todo, com o cuidado com os lutadores como sua prioridade.

O árbitro deve inspecionar as luvas, vestimentas e protetores bucais dos lutadores.

O árbitro deve usar três comandos da seguinte forma:

“หยุด” (YUD): Para ordenar ao lutador que pare.

“แยก” (YAK): Para ordenar aos lutadores que se separem. Após o comando “แยก”, ambos os lutadores devem recuar pelo menos um passo antes de retomar a luta.

“ชก” (CHOK): Para ordenar aos lutadores que lutem.

O árbitro deve usar expressões verbais fortes com os lutadores infratores.

O árbitro não deve permitir que um lutador que viole intencionalmente as regras obtenha vantagem, por exemplo, agarrar as cordas para chutar ou joelhar o oponente, etc.

O árbitro não deve tomar nenhuma ação que possa prejudicar os lutadores, que podem ganhar ou perder vantagens, por exemplo, contagem rápida-lenta, advertência ou não advertência, etc.

No final de cada round, o árbitro deve recolher as cédulas de pontuação dos três juízes. Depois disso, ele/ela entregará todas as cédulas de pontuação ao supervisor do WBC Muaythai para tabulação na folha de pontuação mestre.

O árbitro não deve criticar nem conceder entrevistas sobre lutas futuras ou resultados de lutas passadas, a menos que obtenha permissão do Presidente dos oficiais do ringue.

O Poder do Árbitro:

Parar a luta ao perceber que um boxeador está superando o outro a ponto de haver risco para a saúde e segurança de um lutador.

Parar a luta ao perceber que o lutador está muito seriamente ferido para continuar a luta. Ele/ela pode consultar o médico do ringue para obter aconselhamento profissional.

Parar a luta ao perceber que os lutadores estão interrompendo intencionalmente a luta, nesse caso, tanto um lutador quanto o outro podem ser desqualificados.

Parar a contagem ao perceber que se ele continuar a contagem, o lutador pode estar em perigo.

Parar a contagem quando o oponente não foi ao canto neutro mais distante antes que a contagem termine.

Parar a ação para advertir ou chamar a atenção do lutador por violar regras ou por outros motivos para restaurar a justiça ou fazer cumprir as regras.

Desqualificar o lutador que ignora os comandos do árbitro, que causa dano físico ao árbitro ou que ofende o árbitro de maneira agressiva.

Dispensar do dever o segundo que desobedecer ao árbitro pode desqualificar o lutador cujo segundo desobedece às ordens do árbitro.

Para o lutador que viola gravemente as regras, o árbitro tem o poder de desqualificá-lo ou ele pode declarar a luta como “sem decisão” após advertência ou chamada de atenção, ou até mesmo sem nenhuma advertência prévia.

Para advertir o lutador que viola as regras, o árbitro deve parar a ação antes de advertir o boxeador ofendido, para que o lutador entenda a causa e o objetivo da advertência. O árbitro deve mostrar um sinal com a mão, apontando para o lutador, para informar a todos os juízes que há uma advertência. O árbitro deve desqualificar o lutador que recebeu três advertências ou declarar “sem decisão” se for uma infração grave; o árbitro pode desqualificá-lo mesmo que não haja advertência prévia.

Procedimento de contagem para lutadores fora do ringue.

Quando um lutador foi atacado pelos golpes legais de seu oponente e, como resultado, cai fora do ringue, o árbitro deve ordenar que seu oponente vá para o canto neutro mais Se o boxeador fora do ringue demorar muito para voltar ao ringue, o árbitro deverá fazer a contagem imediatamente.

Para o lutador que cair fora do ringue, o árbitro deve contar até “ยสบ” (YISIP) ou vinte (20).

Quando um lutador ou ambos caem fora do ringue, o árbitro deve contar até “ยสบ” (20).

Se o lutador conseguir voltar ao ringue antes da contagem de vinte, a luta continuará.

Quando um lutador cai fora do ringue e é obstruído ou atrasado ao subir no ringue por qualquer pessoa, o árbitro deve parar a luta e desqualificar o lutador.

Quando ambos os lutadores caem fora do ringue, o árbitro deve fazer a contagem. Se um dos boxeadores tentar atrasar a ação, o árbitro deve parar a contagem e advertir claramente o Após isso, o árbitro continuará a contagem. Se o infrator desobedecer, o árbitro deverá desqualificar esse boxeador para perder a luta ou declarar “sem decisão”.

Se ambos os lutadores caírem fora do ringue, o árbitro deve Quando um lutador consegue voltar ao ringue antes da contagem de vinte, ele é declarado o vencedor.

No entanto, se ambos os lutadores não conseguirem voltar ao ringue antes da contagem de “ยสบ” vinte, o árbitro deve declarar empate.

Regra 11: Juízes

11.1) Os juízes devem vestir-se da mesma forma que os árbitros. Eles podem usar óculos enquanto desempenham suas funções. As responsabilidades do juiz são as seguintes:

11.2) Cada juiz deve sentar-se ao lado do ringue em três lados, sem que ninguém obstrua sua visão. Durante o combate, os juízes não devem falar com ninguém. Se necessário, podem conversar com o supervisor designado pela WBC Muaythai durante o intervalo de descanso dos rounds, para informar sobre incidentes ocorridos, como má conduta dos assistentes e perda das cordas, etc.

11.3) Os juízes devem pontuar a luta de forma objetiva, com pensamento claro e independente, e pontuar de acordo com as regras. Eles devem registrar as pontuações nas fichas de pontuação imediatamente após cada luta. Devem assinar as fichas de pontuação antes de entregá-las ao árbitro.

11.4) Os juízes não devem deixar seus assentos até que o anunciante do ringue declare o resultado oficial e o árbitro levante a mão do vencedor ou ambas em caso de empate.

11.5) Os juízes não devem criticar nem conceder entrevistas sobre os resultados das lutas ou resultados de lutas passadas, a menos que obtenham permissão do presidente dos oficiais do ringue.

 

Regra 12: Cronometrista

12.1) O cronometrista deve sentar-se ao lado do ringue em assentos designados, no Muaythai. Suas responsabilidades são as seguintes:

 

12.2) Responsabilidades do cronometrista: Manter o número de rounds e o tempo de luta para cada round, intervalo de descanso entre rounds e tempo de pausas no Muaythai.

12.3) Sinalizar o início e o término do round no Muaythai tocando o sino.

12.4) Sinalizar cinco (5) segundos antes de começar cada round no Muaythai para liberar o palco.

12.5) Deduzir o tempo de interrupção ou o tempo parado por ordem do árbitro no Muaythai.

12.6) Manter sempre o tempo correto com um cronômetro ou relógio no Muaythai.

12.7) O cronometrista não deve tocar o sino enquanto o árbitro estiver contando, mesmo que o tempo de luta daquele round esteja decorrendo no Muaythai. O cronometrista tocará o sino quando o árbitro der a ordem “ชก” (CHOK) no Muaythai.

Regra 13: Decisões

Ganhando por Pontos

 

Quando o combate termina, existem três possíveis resultados para ganhar por pontos.

Decisão Unânime (DUP), os 3 juízes favorecem o mesmo lutador.

Decisão Dividida (DDP), 2 juízes favorecem um lutador e 1 juiz favorece o outro lutador.

Decisão por Maioria (DMP), 2 juízes favorecem um lutador e 1 juiz marca empate.

Ganhando por Nocaute (KO)

Se o lutador for derrubado e não puder continuar a luta após dez (10) segundos, seu oponente vencerá por nocaute.

Ganhando por Nocaute Técnico (TKO)

Um lutador vence a luta por nocaute técnico nas seguintes condições:

Quando um lutador domina claramente seu oponente ou vence de forma unilateral em condições que seu oponente possa ser gravemente ferido.

Quando seu oponente não pode continuar imediatamente após o intervalo de descanso de um round.

Quando seu oponente está tão gravemente ferido que não pode continuar a luta.

Quando seu oponente foi contado mais de duas (2) vezes (=3 vezes) em um round ou mais de quatro (4) vezes (=5 vezes) ao longo da luta desde o primeiro round.

Quando seu oponente caiu do ringue e não pode voltar ao ringue após o árbitro ter contado “ยสบ” (YISIP) ou vinte (20).

Quando seu oponente se retira voluntariamente da luta devido a lesão ou outras causas.

Ganhando por Desqualificação do Oponente

Lutas Sem Títulos

Caso um lutador não passe no exame físico do médico do ringue, ou não atinja o peso da divisão, ou não apareça para competir conforme agendado, a luta será declarada como “Sem Resultado”.

*Em uma luta pelo título, se o campeão não conseguir atingir o peso ou passar no exame físico, ou não comparecer, então seu título será declarado vago.

*Se o campeão estiver acima do peso (perder o título na balança) e os dois lutadores concordarem em lutar, e o campeão for derrotado, o desafiante será declarado o novo campeão.

*Se o desafiante não conseguir atingir o peso, o evento será declarado como “Sem Resultado”.

Decisão de Empate

Uma luta será decidida como empate nas seguintes condições:

Existem três possíveis decisões de pontuação para um empate:

Empate Unânime (EU) Todos os 3 juízes marcam a luta como empate.

Empate por Maioria (EM) 2 juízes marcam como empate e 1 juiz tem um vencedor.

Empate Dividido (ED) 1 juiz marca como empate e os outros 2 juízes têm vencedores diferentes.

Quando ambos os lutadores são derrubados e são contados como “สบ” (SIP) ou dez (10).

Quando ambos os boxeadores caem para fora do ringue e não podem continuar.

Sem Decisão

Quando o árbitro considera que um ou ambos os lutadores estão “lutando de maneira desonrosa”, ele declara que “Não há decisão para essa luta, pois o canto vermelho / canto azul / ou ambos os lutadores estão lutando de maneira desonrosa”.

Sem Resultados

Caso os lutadores estraguem intencionalmente a luta e tenham sido avisados e advertidos pelo árbitro, mas continuem estragando a luta, o árbitro interromperá a luta e declarará “Sem resultado para essa luta.”

Cancelamento da Luta

Em caso de dano ao ringue, tumulto por parte dos espectadores ou uma situação inesperada que torne impossível continuar a luta, o árbitro cancelará a luta e declarará “Cancelamento da luta.”

Títulos Vacantes

Se um atual campeão de Muaythai da WBC lutar em qualquer luta de Muaythai, dentro ou abaixo de sua categoria de peso de campeonato, e perder por nocaute ou nocaute técnico, seu título de Muaythai da WBC será declarado vago.

Lesões Acidentais por Choques de Cabeça ou Outras Causas

Se um lutador não puder continuar em um campeonato após sofrer uma lesão que ponha fim à luta causada por um choque acidental de cabeças ou outras causas, o resultado da luta será decidido como uma derrota por nocaute técnico para o lutador que não puder continuar.

Regra 14: Decisões

Vencendo por Pontos

 

Quando o combate termina, existem três possíveis resultados para vencer por pontos.

Decisão Unânime (UPD), todos os 3 juízes favorecem o mesmo lutador.

Decisão Dividida (SPD), 2 juízes favorecem um lutador e 1 juiz favorece o outro lutador.

Decisão Majoritária (MPD) 2 juízes favorecem um lutador e 1 juiz pontua empate.

Vencendo por Nocaute (KO)

Se o lutador é derrubado e não pode continuar a luta após dez (10) segundos, seu oponente vencerá por nocaute.

Vencendo por Nocaute Técnico (TKO)

Um lutador vence a luta por nocaute técnico nas seguintes condições:

Quando um lutador supera claramente seu oponente ou supera seu oponente de forma unilateral em condições que seu oponente possa ser seriamente ferido.

Quando seu oponente não pode continuar imediatamente após o intervalo de descanso de um round.

Quando seu oponente está tão gravemente ferido que não pode continuar a luta.

Quando seu oponente foi contado mais de duas vezes (=3 vezes) em um round ou mais de quatro vezes (=5 vezes) ao longo da luta desde o primeiro round.

Quando seu oponente caiu para fora do ringue e não pode voltar para o ringue depois que o árbitro contou “ยสบ” (YISIP) ou vinte (20).

Quando seu oponente se retira voluntariamente da luta devido a lesão ou outras causas.

Vencendo por Desqualificação do Oponente

Lutas Sem Título

Caso um lutador não passe no exame físico do médico do ringue, não faça o pesagem da divisão ou não apareça para competir conforme agendado, a luta será declarada como “Sem Decisão”.

  • Em uma luta pelo título, quando o campeão não consegue bater o peso, passar no exame físico ou não comparecer, então seu título será declarado vago.

  • Se o campeão estiver acima do peso (perde o título na balança) e os dois lutadores concordarem em lutar, e o campeão for derrotado, o desafiante será declarado o novo campeão.

  • Se o desafiante não conseguir bater o peso, o evento será declarado como uma luta sem decisão.

Decisão de Empate

Uma luta será considerada um empate nas seguintes condições:

Existem três possíveis decisões de pontuação para uma luta empatada:

Empate Unânime (UD) Todos os 3 juízes pontuam a luta como empate.

Empate Majoritário (MD) 2 juízes pontuam como empate, e 1 juiz tem um vencedor.

Empate Dividido (SD) Um juiz pontua como empate e os outros 2 juízes têm um vencedor diferente.

Quando ambos os lutadores são derrubados e não conseguem se levantar após “สบ” (SIP) ou dez (10) segundos.

Quando ambos os boxeadores caem para fora do ringue e não podem continuar.

Sem Decisão

Quando o árbitro considera que um ou ambos os lutadores estão “lutando desonrosamente”, ele declara que “Não há decisão para essa luta, pois o canto vermelho / canto azul / ou ambos os lutadores estão lutando desonrosamente.”

Lutas Sem Decisão

Caso os lutadores prejudiquem intencionalmente a luta e tenham sido avisados e advertidos pelo árbitro, mas continuem prejudicando a luta, o árbitro deverá interromper a luta e declarar “Sem decisão para essa luta.”

Cancelamento da Luta

Em caso de dano ao ringue, tumulto por parte dos espectadores ou uma situação inesperada que torne impossível continuar a luta, o árbitro deverá cancelar a luta e declarar “Cancelamento da luta.”

Títulos Vacantes

Se um atual campeão de Muaythai da WBC lutar em qualquer luta de Muaythai, na categoria de peso do seu campeonato, e perder por nocaute ou nocaute técnico, seu título de Muaythai da WBC será declarado vago.

Lesões Acidentais de Cabeçadas ou Outras Causas

Se um lutador não puder continuar em um campeonato após sofrer uma lesão que encerre a luta causada por um choque acidental de cabeças ou outras causas, o resultado da luta será decidido como uma derrota por nocaute técnico para o lutador que não puder continuar.

Regra 15: Procedimento de pontuação

A pontuação competente deve ser feita usando os seguintes critérios:

Quando o lutador utiliza seus punhos, pés, joelhos e cotovelos como armas eficazes e controladas de luta Muaythai para atacar seu oponente com poder, precisão e de acordo com as regras, os golpes eficazes e poderosos pontuam mais do que os golpes menos eficazes. A execução eficaz de qualquer arma pontuará mais do que a execução menos eficaz/tímida de outra arma.

Procedimentos de Pontuação

Lutadores que podem causar mais dano ao oponente usando todas as armas de luta Muaythai de forma eficaz, com ataques mais pesados, poderosos e precisos ao oponente, usando agressão clara e eficaz com suas habilidades ofensivas (dano), habilidades de controle do ringue (domínio) e habilidades defensivas (interrupção) pelas artes e técnicas do Muaythai, tudo contribui para que um lutador vença o round – com uma ênfase extra na execução eficaz das técnicas de ataque.

O Sistema de Dez Pontos e a Explicação da Pontuação

O vencedor de um round deve ter 10 pontos.

O perdedor de um round receberá 9, 8, 7 ou até um mínimo de 6, dependendo de vários fatores no round.

Se não houver um vencedor claro, ambos os lutadores receberão 10 pontos – se houver dúvida, pontue igualmente. Deduções de pontos por infrações feitas pelo árbitro em uma luta de campeonato são acumuladas na folha mestra do supervisor.

Uma pontuação de 10-10 será dada quando o cálculo mental de um juiz no final do round não for claro o suficiente para dar um round altamente questionável a qualquer um dos lutadores.

Só porque você foi instruído a não pontuar rounds iguais, não seria justo para um lutador pontuar um round a favor do outro lutador se seu cálculo mental não percebeu diferença.

Uma pontuação de 10-9 será dada em um round com uma leve vantagem na ação geral a favor de um lutador.

Uma pontuação de 10-9 também será dada quando houver uma vantagem clara, mas não esmagadora.

Uma pontuação de 10-8 será dada quando houver um knockdown, e o resto do round tiver uma vantagem muito pequena para o lutador que marcou o knockdown.

Uma pontuação de 10-8 será dada quando houver um round esmagadoramente unilateral; mesmo sem um knockdown, uma verdadeira dominação de um lutador sobre o outro sempre será um round 10-8.

Uma pontuação de 10-9 será dada ao lutador A quando o lutador B sofrer uma contagem de oito, mas B vencer clara e inquestionavelmente o resto do round, antes e depois do knockdown.

Uma pontuação de 10-10 será dada quando um lutador derrubado se levanta e depois derruba seu rival pelo resto do round, de alguma forma igualando.

Uma pontuação de 10-9 deve ser dada quando ambos os lutadores são derrubados – mas um deles vence o resto do round.

Uma pontuação de 10-7 será dada em caso de duas derrubadas do mesmo lutador – mas sempre considere o que aconteceu antes e depois das derrubadas.

Nenhum round deve ser pontuado abaixo de 10-6.

Certifique-se de que sua cédula de pontuação seja precisa e reflita sua decisão em cada round antes de entregá-la ao árbitro.

No início de cada round, um juiz definirá seu cálculo mental no som do gongo para 10-10, igual ou sem vantagem.

Quando a mente de um juiz está imersa – sem distrações para calcular uma pontuação igual – e não vê diferença na ação dos lutadores precisamente no final do round, isso é um round 10-10.

Seu cálculo mental competente coloca um dos lutadores ligeiramente à frente do outro com base no que você testemunhou durante todo o round. Como não queremos muitos rounds iguais, uma ligeira vantagem deve ser um round 10-9 (Equilibrado).

Seu cálculo das ações leva você a ver um dos lutadores à frente após completar todo o round. Isso também é um round 10-9 (Moderado).

Seu cálculo das ações leva você a ver um dos lutadores vencendo o round por uma grande margem de vitória. Isso também é um round 10-9 (Decisivo).

Sua contagem mental vê um lutador dando uma surra unilateral e machucando seu oponente durante todo o round – a única coisa que faltou foi um knockdown. Isso é um round 10-8 – não tenha medo de estar certo (Decisivo Extremo).

Golpes limpos e eficazes: Desferir socos, cotoveladas, joelhadas ou chutes na área de pontuação do seu oponente com força, volume e precisão para causar dano, domínio ou interrupção ao seu oponente.

Dano: Se um lutador está tentando ferir o oponente, um juiz deve procurar evidências de dano, como derrubar o oponente, fazer o oponente cambalear, golpes significativos que diminuam a habilidade de ataque do oponente.

Domínio: Se um lutador está tentando controlar o oponente, um juiz deve procurar evidências de domínio, uma vantagem avassaladora em golpes desferidos, iniciar a ação durante as trocas de golpes, acertar repetidamente o último golpe nas trocas.

Interrupção: Se um lutador está tentando evitar que o oponente o machuque ou o controle, um juiz deve procurar evidências de interrupção, contra-ataques eficazes que alteram a estratégia do oponente, que forçam o oponente a agarrar e segurar, golpes que forçam o oponente a adotar uma postura defensiva.

Regra 16: Violação de regras

Morder, enfiar os dedos nos olhos, cuspir no oponente, cabecear ou golpear a virilha.

Quebrar as costas, usar arremessos de judô e técnicas de luta livre.

Agarrar a corda intencionalmente para obter vantagem sobre o oponente.

Usar maneiras e palavras provocativas durante o muaythai.

Desobedecer às ordens do árbitro.

Golpear com o joelho na proteção da virilha do oponente, por exemplo, segurar o pescoço para golpear com o joelho na proteção da virilha, golpear com o joelho reto na proteção da virilha ou golpear com o joelho saltando na proteção da virilha. Para essas violações, o árbitro tem o direito de permitir um intervalo de descanso de até cinco (5) minutos para o pugilista cuja proteção foi atingida. Caso contrário, o árbitro o declarará como perdedor ou com “sem decisão”.

Agarrar a perna do oponente e avançar mais de dois (2) passos sem usar qualquer arma. O árbitro ordenará ao lutador que pare e dará um aviso. Após duas advertências, o árbitro o advertirá.

Após chutar com a perna de chute sendo agarrada, o pugilista finge se jogar no chão do ringue. Isso é considerado tirar vantagem de seu/sua oponente. O árbitro dará a ele/ela um aviso. Se o pugilista repetir a ação e o árbitro tiver dado a ele/ela duas advertências, o árbitro o advertirá.

Quando ambos os lutadores caírem do ringue e qualquer um deles tentar atrasar a ação.

Qualquer golpe na parte de trás da cabeça, pescoço ou coluna.

Chutes deliberados na área da virilha.

Regra 17: “knockdown ou queda”

“Knockdown” significa uma situação em que um lutador cai na lona devido a um golpe legal, no qual o árbitro deve fazer uma contagem obrigatória de 8 segundos.

Um lutador fica indefeso apoiado nas cordas do ringue, ou inclina-se sobre elas, ou senta-se nelas devido a golpes legais, nos quais o árbitro deve ou encerrar a luta ou fazer uma contagem obrigatória de 8 segundos para o lutador.

Após golpes sérios, ele/ela consegue resistir sem cair, mas na condição de não poder se defender.

Procedimento para um knockdown:

No caso de um lutador ser atacado e cair, o árbitro contará ao mesmo tempo em que ordena ao oponente que vá para o canto neutro mais distante. Se o oponente desobedecer a essa ordem, o árbitro deve parar de contar até que o lutador vá para o canto neutro. A partir desse momento, ele continuará a contar a partir do número ao lado do último número contado. Quando o lutador que caiu se levantar e estiver pronto, “ชก” (CHOK).

No caso de o lutador que caiu conseguir se levantar antes do árbitro terminar a contagem de “สบ” (SIP) ou dez (10), e estiver pronto para continuar, mas ainda não tiver chegado a “แปด” (PAD) ou oito (8), o árbitro deve continuar a contar até “แปด” (8) antes de ordenar “ชก” (CHOK) para continuar a luta.

Se o lutador que caiu estiver pronto para continuar antes da contagem de “สบ” (SIP) ou dez (10), mas cair novamente sem ataques adicionais, o árbitro continuará contando a partir do último número contado.

Se o lutador que caiu estiver pronto para continuar antes da contagem de “สบ” (SIP) ou dez (10), considera-se que a disputa acabou, e o árbitro declara que o lutador que caiu perde a luta por “nocaute”.

No caso de ambos os lutadores caírem simultaneamente, o árbitro deve continuar a contagem se ainda houver um lutador no ringue. Se ambos os lutadores não conseguirem se levantar até que sejam contados até “สบ” (SIP) ou dez (10), o árbitro deve declarar um “empate”. Se os dois lutadores que caíram tiverem os braços ou pernas enroscados ou se um lutador estiver em cima do outro, mas tentando se levantar, o árbitro deve parar a contagem e separá-los. Depois disso, ele continua a contagem se ainda houver um lutador caído no chão do ringue.

No caso de um knockdown, o árbitro deve esperar um (1) segundo passar antes de começar a contar em voz alta de um a dez, com um intervalo de um segundo. Ao mesmo tempo em que conta, o árbitro deve mostrar um sinal com a mão a cada segundo para que o lutador reconheça a contagem.

No caso de um lutador não estar pronto para continuar imediatamente após o intervalo de descanso entre os rounds, o árbitro deve fazer a contagem, a menos que seja devido a vestimenta imprópria ou ao fato de o piso do ringue e o palco não estarem em boas condições para a disputa.

Regra 18: Apertos de mão e respeito

Ambos os lutadores devem apertar as mãos antes do início do combate do primeiro round e antes do início do combate do último round, simbolizando que competirão no espírito de companheirismo esportivo e de acordo com as regras.

Regra 19: medico do ringue

As obrigações do médico do ringue: 

O médico do ringue deve permanecer em um assento designado à beira do ringue durante toda a competição, até que a última luta termine. As seguintes também são as obrigações do médico do ringue:

Verificar o exame físico do lutador antes da pesagem, para certificar-se de que o lutador está fisicamente apto e saudável, sem nenhuma doença ou enfermidade proibida.

Dar conselhos e sugestões ao árbitro quando solicitado, e oferecer atendimento médico aos lutadores que possam necessitar de tratamento médico imediato.

Realizar testes antidoping aleatórios, em conformidade com as regras da VADA e as regras do Conselho Mundial de Muaythai.

Regra 20: Defesas de recursos do campeonato

20.1 Momento das Defesas

A política da WBC Muaythai é oferecer oportunidades aos lutadores ranqueados para competirem por seus títulos. Assim, a WBC Muaythai busca evitar que os títulos fiquem congelados devido à inatividade dos campeões. Portanto, sempre que possível, um campeão da WBC Muaythai deve se esforçar para defender seu título pelo menos duas vezes por ano, com as seguintes regras sendo rigorosamente aplicadas, a menos que autorizado de outra forma pelo presidente da WBC Muaythai.

20.2 Campeões Mundiais

Campeões mundiais têm a obrigação de defender seus títulos dentro de seis meses a partir da data de sua primeira vitória no campeonato ou da data de sua defesa mais recente. Após o período de seis meses expirar, um campeão mundial receberá um período adicional de graça de 60 dias (a critério exclusivo da WBC Muaythai) para permitir que o campeão realize uma defesa de título ou para que o campeão ou representante do campeão notifique a WBC Muaythai de uma defesa de título planejada. Durante o período de graça de 60 dias, caso a WBC Muaythai não receba nenhuma comunicação do campeão ou do representante do campeão sobre uma defesa planejada, a WBC Muaythai tem o direito de retirar o título mundial relevante do campeão sem aviso prévio por escrito ou oral. Caso um campeão ou representante do campeão recuse uma defesa de título mundial, a WBC Muaythai tem o direito, a seu exclusivo critério, de retirar imediatamente o status de campeão mundial da WBC Muaythai do referido campeão.

20.3 Campeões Internacionais

Campeões internacionais têm seis meses a partir do dia em que conquistam seu título para defender seu campeonato ou notificar a WBC Muaythai de uma defesa de título confirmada (dentro de um prazo razoável). A falha em fazê-lo permite à WBC Muaythai retirar o título a qualquer momento após o período de seis meses, sem notificação prévia por escrito ou oral.

É responsabilidade de um campeão ou representante do campeão comunicar ao escritório central da WBC Muaythai ou a um representante da WBC Muaythai sua intenção de defender seu título antes do vencimento do período de seis meses.

20.4 Campeões Regionais

Todos os campeões regionais podem manter seu título por um período de 6 meses, com um aviso prévio adicional de 2 meses sobre o período de defesa planejado. Quando o período de 6 meses expira, um campeão regional, nacional ou estadual deve notificar o representante local da WBC Muaythai sobre uma defesa planejada. Se nenhuma comunicação direta ocorrer entre a equipe dos campeões e o representante local da WBC Muaythai, a WBC Muaythai ou uma pessoa autorizada atuando em nome da WBC Muaythai tem o direito de retirar o título sem aviso prévio por escrito ou verbal, 8 meses a partir da data em que um campeão conquistou seu título.

20.5 Cinturões de Campeões/Pesos dos Campeões

Ao defender seu cinturão da WBC Muaythai, um campeão deve trazer seu cinturão para a pesagem para fins de publicidade e trazer seu cinturão para o ringue para a luta. Durante a luta, o cinturão ficará sob a supervisão do supervisor de luta da WBC Muaythai. Se um campeão defensor perder seu título no combate, o cinturão será apresentado ao novo campeão no ringue apenas para fins de publicidade; o cinturão será devolvido imediatamente ao campeão perdedor após as fotos de publicidade serem completadas no dia da luta. Todos os novos campeões receberão um novo cinturão da WBC Muaythai dentro de um mês após conquistar um título. O promotor de um campeonato da WBC Muaythai é responsável por comprar o cinturão de um novo campeão.

Um campeão defensor não tem direito a receber um novo cinturão ao realizar uma defesa bem-sucedida do título; no entanto, mediante solicitação, um promotor pode comprar um novo cinturão para um campeão defensor bem-sucedido. No entanto, este cinturão é uma réplica, pois somente quando um título vago é conquistado mais de uma vez é que um campeão é reconhecido como campeão WBC Muaythai de múltiplas vezes.

Todos os campeões da WBC Muaythai, desde regionais até mundiais, podem ter apenas um título da WBC Muaythai em uma categoria de peso; eles não podem ser campeões em duas categorias de peso simultaneamente.

20.6 Recursos de Campeonato

Apenas os resultados de combates por título mundial e título internacional podem ser apelados através do escritório central de Bangkok; todos os resultados de combates por título regional e nacional devem ser apelados através do comitê regional relevante da WBC Muaythai ou do representante. Os recursos devem ser recebidos dentro de 7 dias após a conclusão de um combate por título, com as seguintes informações anexadas: (a) filmagem de alta definição e sem obstruções da luta e uma razão por escrito para o recurso. Todas as decisões do comitê de revisão de campeonato composto por 3 pessoas (somente para títulos mundiais e internacionais) do escritório central são finais.

20.7 Inatividade de um Campeão

Se um Campeão WBC estiver ou puder se tornar inativo de maneira que possa impedir ou atrasar indevidamente o cumprimento de suas obrigações de defesa voluntária e obrigatória dentro do prazo determinado pela WBC caso a caso, com base nos fatos e circunstâncias únicos existentes na divisão naquele momento, a WBC pode declarar o título vago e ordenar uma ou mais lutas para preencher o título vago.

Regra 21: Protocolo Médico e tempos de lutas

Nenhum lutador poderá competir por um título de Muaythai do WBC caso perca via TKO dentro de um período de 45 dias antes de um possível combate pelo título de Muaythai do WBC e 60 dias caso perca via KO (suspensão pode ser mais longa dependendo da gravidade do KO).

Nenhum lutador pode disputar um combate pelo título de Muaythai do WBC tendo lutado nos últimos 30 dias antes da data agendada para o combate pelo título de Muaythai do WBC, com base na segurança – qualquer lutador que viole essa regra automaticamente concede ao WBC Muaythai o direito de revogar a autorização para um combate pelo título de Muaythai do WBC quando um lutador aceitar uma luta dentro do período de 30 dias de disputa pelo título de Muaythai do WBC.

Qualquer lutador considerado para um combate pelo título de Muaythai do WBC que tenha perdido sua luta mais recente via KO ou TKO nos últimos 90 dias antes da data proposta para um combate pelo título de Muaythai do WBC deve passar por um exame médico completo realizado por um médico registrado, ser totalmente liberado por um médico localmente registrado (documentação de liberação a ser fornecida ao WBC Muaythai) antes que qualquer consideração seja dada pelo WBC Muaythai para sancionar uma luta.

Exames pós-nocaute/nocaute técnico. Para proteger a saúde e o bem-estar dos lutadores, um lutador que tenha sido nocauteado (KO) ou nocaute técnico (TKO) deve passar por um exame médico o mais rapidamente possível após o combate. Tais exames devem ser conduzidos sob a autoridade da comissão local de esportes de combate onde o combate ocorreu, a comissão local do lutador ou qualquer autoridade médica aprovada pelo WBC Muaythai. Os seguintes exames devem ser conduzidos em um lutador que sofreu um nocaute, nocaute técnico ou outra circunstância em que o lutador tenha sofrido extrema gravidade de golpes em um combate: exame físico, incluindo, mas não se limitando a, exame neurológico completo, ressonância magnética (MRI)/Tomografia Computadorizada (CAT Scan) ou qualquer outro exame médico ou testes recomendados pelo conselho consultivo médico do WBC Muaythai, ou pelo médico de combate responsável, ou pelos requisitos médicos da comissão local de esportes de combate.

Períodos de descanso após nocaute. Lutadores que sofreram uma concussão ou qualquer outro trauma sério ou lesão por nocaute não devem participar de sessões de sparring por um mínimo de 45 dias e não menos de 30 dias após qualquer outro trauma concussivo, incluindo, mas não se limitando a nocaute.

Suspensão após nocautes. Um lutador que sofre um nocaute será suspenso por um período mínimo de sessenta (60) dias. Um lutador que sofre dois (2) nocautes consecutivos será suspenso por cento e vinte (120) dias e não deve ser considerado para um combate pelo título de Muaythai do WBC. Nenhum lutador poderá competir por um título de Muaythai do WBC caso perca via TKO dentro de 45 dias antes de um possível combate pelo título de Muaythai do WBC. A suspensão mínima de 60 dias após sofrer um KO será aplicada.

Títulos de Muaythai do WBC não devem ser autorizados ou sancionados fora de um período de preparação de 90 dias para evitar inatividade dos títulos.

 

Regra 22: REGRAS DOS CONCURSOS DE TÍTULOS JUVENIS

Os grupos etários dos menores de 18 anos variam de 14 a 17 anos e estão divididos em duas divisões:

Menores de 16 anos: 14 e 15 anos. Menores de 18 anos: 16 e 17 anos.

A implementação das regras do WBC Muaythai é para a proteção de todos os atletas que disputam títulos de campeões. É importante observar que a diferença de peso entre os atletas não deve exceder 3 kg no momento da pesagem. Carteiras de identidade nacionais e/ou passaportes devem ser verificados no dia da pesagem. As pesagens oficiais para todos os menores de 16 e 18 anos são realizadas no dia do evento.

Se um jovem atleta não atingir o peso na primeira tentativa oficial, ele/ela terá uma hora adicional para atingir o peso. Um campeão que não atingir o peso perde seu título na balança e, caso a luta prossiga, apenas o desafiante (se ele/ela atingir o peso) pode se tornar campeão se vencer o combate.

Todos os menores de 16 e 18 anos devem assinar o formulário de consentimento dos pais/responsáveis no momento da pesagem oficial perante o supervisor designado pelo WBC Muaythai.

Os grupos etários dos menores de 18 anos variam de 14 a 17 anos. • Menores de 16 anos: 14 e 15 anos. • Menores de 18 anos: 16 e 17 anos.

A implementação das regras do WBC Muaythai é para a proteção de todos os atletas que disputam títulos de campeões. É importante observar que a diferença de peso entre os atletas não deve exceder 3 kg no momento da pesagem.

Equipamento de proteção pessoal (EPP): Capacetes, bandagens de mão, caneleiras, protetores bucais. Luvas de 10oz e 12oz, protetor genital e proteção para corpo e peito.

Capacetes são obrigatórios para ambos os grupos para evitar possíveis lesões. A saúde e segurança de todos os alunos são prioridade, e revisamos nossos padrões de segurança com uma política contínua e dever de cuidado.

Regras para menores de 16 anos em disputas de título:

Número de rounds: Cinco (5) rounds com dois (2) minutos de ação em cada round e um período de descanso de um minuto e trinta (30) segundos, que pertence ao round anteriormente lutado.

Golpes de cotovelo de qualquer tipo não são permitidos.

Socos na cabeça são permitidos.

Joelhos ou chutes na cabeça não são permitidos.

O uso de protetor bucal, protetor genital, bandagens de mão, caneleiras de pano, capacete, cotoveleiras, proteção para o corpo e peito são obrigatórios para os atletas.

Divisões de peso masculinas e femininas. Super-Médio-Ligeiro 69,8 kg Meio-Médio 66,6 kg Super-Leve 63,5 kg Leve 61,2 kg Super-Pena 58,9 kg Pena 57,1 kg Super-Galo 55,3 kg Galo 53,5 kg Super-Mosca 52,1 kg Mosca 50,8 kg Super-Mosca-Ligeiro 48,9 kg Mini-Mosca 47,7 kg Átomo 45,0 kg

Regras para menores de 18 anos em disputas de título:

Número de rounds: Cinco (5) rounds com dois (2) minutos de ação em cada round e um período de descanso de um minuto e trinta (30) segundos, que pertence ao round anteriormente lutado.

Golpes de cotovelo de qualquer tipo não são permitidos.

Joelhos na cabeça não são permitidos.

O uso de protetor bucal, protetor genital, bandagens de mão, caneleiras de pano, cotoveleiras, capacete e proteção para o peito são obrigatórios para os atletas.

Golpes de cotovelo são permitidos se todas as partes concordarem (supervisor, equipes adversárias e promotor).

Divisões de peso masculinas e femininas. Médio 72,5 kg Super-Médio-Ligeiro 69,8 kg Meio-Médio 66,6 kg Super-Leve 63,5 kg Leve 61,2 kg Super-Pena 58,9 kg Pena 57,1 kg Super-Galo 55,3 kg Galo 53,5 kg Super-Mosca 52,1 kg Mosca 50,8 kg Super-Mosca-Ligeiro 48,9 kg Mini-Mosca 47,7 kg Átomo 45,0 kg

As luvas devem ser fornecidas pelo promotor e devem ser vermelhas e azuis para representar o córner do lutador. No entanto, isso não é obrigatório; se forem usadas luvas multicoloridas, os supervisores do WBC Muaythai precisam garantir que fitas vermelhas ou azuis externas cubram a área do pulso das luvas. Outros EPP também podem ser fornecidos pelo promotor para garantir que ambos os jovens atletas tenham o mesmo grau de proteção.

Todo EPP deve ser inspecionado pelo supervisor designado pelo WBC Muaythai para aprovação final antes da luta.

Todas as outras regras e políticas do WBC Muaythai se aplicam.

Legislação Governamental. A legislação em qualquer país ou território que conduza um título sancionado (oficializado) de Muaythai tem precedência sobre quaisquer regras ou regulamentos do WBC Muaythai. Os oficiais do WBC Muaythai devem fazer cumprir estritamente as regras e regulamentos nacionalmente, e eles só podem ser ajustados quando a legislação do governo estadual ou territorial exige uma regra mais rigorosa ou determinou uma regra específica a ser legislada. Todas as regras do WBC Muaythai são substituídas pela legislação local do estado, onde uma comissão local de esportes de combate aplica regras mais rigorosas.